fbpx
Compartilhar:

Neste post, vamos dar 12 dicas importantes para o exame IELTS que irão ajudá-lo(a) na hora do exame a ter mais confiança e aumentar seu score.

As dicas são para os 4 testes do exame IELTS: Reading, Listening, Speaking e Writing.

Nossas 12 dicas para o exame IELTS 

Dicas para o teste de reading:

1. Otimize seu tempo na hora da prova

Assegure-se de que esteja familiarizado com as questões a serem respondidas a cada sessão da prova, ou seja, leia primeiro as perguntas antes de iniciar a leitura do texto.

Para ganhar tempo, na sessão de perguntas numeradas, as respostas estarão em sequência, na ordem das perguntas. Assim, responda as perguntas, conforme for lendo o texto.

Na prova poderá ter uma sessão de associar títulos com parágrafos. Os títulos serão representados por letras. Neste caso, as respostas não estarão em ordem sequenciais.

2. Pratique leitura com controle de tempo

Geralmente os candidatos subestimam esta parte do teste por considerarem a mais fácil. Porém, um dos desafios para fazer bem esta parte da prova é o controle de tempo.

Você terá que ler 3 textos de aproximadamente 700-1000 palavras cada, responder a todas as perguntas e transferir as respostas para o gabarito no tempo de 1 hora.

3. Leia textos pertinentes ao exame

Geralmente os candidatos ficam confusos pelo fato de acharem que entenderam o texto na hora do teste, mas se surpreendem ao encontrarem dificuldades em responder às perguntas dadas.

Isso ocorre porque no exame IELTS há diferentes tipos de tarefas a cumprir que requer habilidades específicas de leitura.
Por isso, você deve praticar a leitura, para fazer o teste, lendo artigos científicos, no caso do exame Academic , e artigos de contexto geral para o exame General. Você poderá desenvolver melhor esta parte da prova praticando a leitura e respostas de exames anteriores. Veja exames anteriores

Dicas para o teste de listening:

4. Você ouvirá o áudio apenas uma vez

O áudio será reproduzido somente uma vez e as respostas estarão de forma sequenciais as perguntas.
Você terá 30 segundos antes de iniciar o áudio, para se familiarizar com as perguntas.

5. Antecipe as informações do áudio

Ao ler as perguntas, especule que tipo de informação poderá ser dada no áudio. Por exemplo, no exercício de preencher lacunas, o que deverá ser preenchido? Um número, um verbo, um nome ou, etc.

Faça esta prática quando estiver estudando em casa, na sala de aula e no grande dia do exame.

6. Erros que farão você perder pontos

Após finalizar o áudio, você terá 10 minutos para transferir suas respostas para o gabarito. As respostas devem estar escritas corretamente, conforme as variantes do inglês britânico, americano, australiano e canadense.

Se houver erro de ortografia, a questão será considerada errada.

Para garantir, se a resposta for um número, prefira escrever 70, em vez de seventy. Isso é aceitável e será mais fácil.

Ao preencher as lacunas, preste atenção na instrução sobre o limite estipulado de palavras em cada exercício. Se você exceder o limite de palavras permitido, a questão será considerada errada.

Dicas para o teste de speaking:

7. Corrija-se ao falar

Se você perceber que cometeu algum erro e que pode corrigi-lo, interrompa e reformule o que disse. Por exemplo, se você disser: “I pretend to go to Canada”(wrong), rapidamente, diga: “I mean, I intend to go to Canada”(correct).

8. Priorize sua mensagem e fluência

O examinador do IELTS irá considerar mais, se você se arriscar em tentar passar sua mensagem da forma que sabe, do que se ficar em silêncio procurando achar uma palavra específica.

Para ganhar tempo para pensar em uma resposta, procure expressões para preencher o silêncio, como por exemplo: “That is an interesting question, I ‘ve never thought about that”.

9. Responda com mais de uma sentença

Quando o examinador lhe fizer uma pergunta, tente responder e adicionar mais informações. Por exemplo, se a pergunta for: “Can you play a musical instrument?” Não responda somente: “No, I can’t”.

Você deve acrescentar mais informações para estender sua resposta um pouco, sem exagerar.

Você deve dizer algo como: “No, I can’t, but I did have guitar lessons once. Unfortunately, I didn’t seem to have much talent for this.”

Para praticar, veja as perguntas de exames anteriores e responda-as em voz alta.

Dicas para teste de writing:

10. Responda ao enunciado

No teste de writing, 25% de seu score será baseado em sua habilidade de responder à questão do enunciado.

Para ajudá-lo nesta tarefa, sublinhe as partes chave do enunciado e faça anotações sobre as informações que você quer incluir para atender a esta questão, antes de iniciar a escrever o seu texto. Faça esse planejamento, no máximo em 3 minutos.

Tenha em mente que suas ideias e opiniões não serão avaliadas. O que será avaliado será sua habilidade em expressá-las.

11. Organização é importante

Outros 25% de seu score será baseado em coerência e coesão, assim, quando planejar seu texto, você precisará:

– Fazer um planejamento de suas ideias, dividindo em parágrafos;
– Usar uma variedade de conectivos: even though, due to, therefore, etc.
– Fazer interligação de sentenças com o uso de pronomes relativos, como: which, it, them, those e etc.
– Deixar claro onde começa e termina um parágrafo. Para isso, melhor deixar o espaço de uma linha em branco entre eles.

O restante de seu score será baseado no seu vocabulário e gramática.

12. Faça revisão

Ao praticar o teste de writing, em casa e quando finalmente estiver fazendo o exame, faça questão de reservar 2 minutos para fazer uma revisão de seu texto para verificar possíveis erros. Você poderá achar erros bobos, que terá facilmente  como corrigi-los.

Certifique-se de que você tenha dado exemplos para dar suporte as suas ideias principais.

Se encontrar palavras repetidas, procure substitui-las por sinônimos.

No último parágrafo, é importante que haja referência a todos os aspectos relacionados ao enunciado, assim como, seus argumentos principais devem estar no corpo do texto.

Durante a revisão, também preste atenção nas pontuações. Erro em pontuações é considerado erro gramatical.

Boa sorte em seus estudos!

Compartilhar:
8a87f7dc14e5550d3e73be81e66735e7