fbpx
Compartilhar:

Desde que foi introduzido na década de 1960, o CELTA – Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages, antes Certificado em Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas, tornou-se uma qualificação essencial para o ensino de língua inglesa.

É um certificado com selo de Cambridge Assessment English, departamento de inglês da Universidade de Cambridge, e acreditado pelo Office of Qualifications and Examinations Regulation (OFqual), que regula todos os exames do Reino Unido, além de professores, escolas de idioma e governos.

Por isso, é uma das certificações específicas para professores de inglês de maior credibilidade em todo o mundo, representando um diferencial curricular, capaz de impulsionar a carreira, seja nacional ou internacionalmente.
Essencial para professores de inglês

É indicado para professores com pouca ou nenhuma experiência no ensino do idioma, ou mesmo que tenham experiência, porém não sejam certificados ainda, pois desenvolve habilidades, o conhecimento e a prática de ensino fundamentais para a sala de aula.

O CELTA explora matérias de conhecimento essencial, o alcance de habilidades práticas para ensinar inglês para alunos adultos, além de tudo que é necessário para começar a trabalhar em diversos contextos do ensino do inglês, junto de uma valiosa experiência prática no ensino do idioma para estudantes.

Vantagens de fazer o CELTA

As vantagens são várias, dentre as quais destacamos:

Reconhecido e exigido pelos empregadores

Em um estudo que analisou 600 anúncios de empregos para professores de língua inglesa de 60 países, quase três quartos dos empregadores na Europa, Oriente Médio e África solicitam o CELTA aos candidatos, enquanto no Reino Unido esse número chega a 88%. A pesquisa foi realizada em 2017-2018 e forneceu uma forte prova de que o CELTA continua a ser altamente desejado pelos empregadores.

Os empregadores avaliam os profissionais que passaram pelo CELTA como mais organizados, comprometidos com o ensino e mais confiantes em suas habilidades, além de terem melhor entendimento de gestão de sala de aula, técnicas de ensino, terminologia e gramática.

Atende aos padrões internacionais e é comparável ao treinamento inicial de professores em outras áreas

Duas pesquisas que investigaram os cursos de formação inicial de professores – globalmente (conduzido pela OCDE) e no Reino Unido (concluído por Sir Andrew Carter) demonstraram que, em geral, o CELTA se assemelha à formação inicial de professores em outros campos e áreas.

Isso significa que a qualificação atende às melhores práticas de outras qualificações líderes internacionais de treinamento de professores. Além disso, destacaram a relevância contínua do CELTA para a formação de professores.

Dados que comprovam sua relevância

Todos os anos, dezenas de milhares de futuros e atuais professores de inglês cursam o CELTA em mais de 300 centros em mais de 70 países ao redor do mundo. Veja os dados:

  • 88% dos empregadores do Reino Unido pediram o CELTA para os candidatos, de acordo com pesquisa realizada entre os anos de 2017 e 2018 com anúncios de empregos;
  • Em 2005, 75% das pessoas que faziam o CELTA eram nativos no inglês, índice que caiu para 50% nos últimos anos, mostrando como o curso se tornou valorizado em países de outras línguas;
  • Em 2000, 20% das pessoas que prestavam o CELTA já tinham experiência no ensino, índice que alcançou 60% em 2016;
  • 87% dos professores que fizeram o CELTA disseram que o curso os preparou muito bem para dar aulas, enquanto 99% dos centros e 83% dos tutores se consideraram felizes com o seu conteúdo.

Assim o CELTA se estabelece como um forte diferencial e uma vantagem competitiva na trajetória profissional dos professores, que alcançam suas melhores versões.

CELTA na Target

Se você ainda não tem o CELTA, mas gostaria de fazer, fale conosco, tire suas dúvidas e prepare-se para o exame com o curso CELTA da Target Language para obter sua qualificação de ensino de inglês reconhecida internacionalmente.

Compartilhar: